quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Entenda o que o cronograma capilar pode fazer por seus cabelos

O tratamento queridinho das blogueiras tem fundamento: dá para melhorar a aparência dos fios com hidratação, nutrição e reconstrução. Mas não existe milagre

Atualmente, é muito fácil conseguir os cabelos dos sonhos: morenas podem ficar loiras, crespas podem ficar lisas e por aí vai. No entanto, além de exigirem tempo e dinheiro, esses processos químicos danificam os fios, o que faz o resultado pós-salão durar pouco tempo.
Com a intenção de recuperar os fios, muitas mulheres apelam para o chamado cronograma capilar, um programa de quatro semanas que reveza máscaras capilares com três finalidades: hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Embora seja comum encontrar blogueiras jurando de pés juntos que esse processo recupera os fios quimicamente danificados, não existe milagre.Antes de comprar todos os cremes e decidir se jogar de vez no regime capilar, é importante entender qual a finalidade de cada etapa. Os produtos hidratantes se depositam sobre os fios e impedem que a umidade vá embora com facilidade. Os nutritivos repõem os lipídios nos fios ressecados. Já os reconstrutores são específicos para quem realmente tem cabelos danificados, pois visa a reposição da queratina perdida.
Máscaras nutritivas costumam ser carregadas de óleos essenciais e vitaminas. Já as máscaras reconstrutoras são identificadas por conter proteínas, como colágeno. As primeiras funcionam ao depositar os nutrientes no interior das cutículas capilares. Já as reconstrutoras costumam criar um filme proteico nos fios, selando as cutículas e segurando os nutrientes dentro do fio.
Mas isso não significa que basta ir ao mercado e comprar um creme com óleo de argan, por exemplo, que o resultado será o desejado. “As máscaras comerciais, que são vendidas ao consumidor direto, costumam ter baixa concentração de princípios ativos”, conta a cosmetóloga Cris Dios, do salão Laces and Hair. “Já as máscaras profissionais são mais concentradas e, às vezes, o próprio cabeleireiro manipula os cremes”, completa Nina Lourenço.
Uma boa dica é a C.P.R da Senscience(reconstrutora) e a Color Care da Keune se você tiver o cabelo tingido.E para alternar entre uma e outra você deve usar a hidratante da Moroccanoil.Todas você encontra no Exclusive Salon.
Depois de saber para que serve o quê, é necessário entender a lógica por trás do rodízio de máscaras. Segundo Nina, faz sentido começar pela hidratação, pois essa etapa é o primeiro passo de toda reparação capilar, além de preparar o cabelo para absorver e fixar os outros nutrientes. “A hidratação é o básico do básico, e nos tratamentos, sempre se começa do menos para o mais”, explica.
Mesmo que a máscara seja de boa qualidade, é importante ressaltar que, uma vez que o cabelo tenha sido quimicamente alterado, ele não volta ao seu estado natural. “Os tratamentos com máscara criam o que eu chamo de ‘efeito Cinderela’”. “Eles melhoram os fios temporariamente, mas nunca repõem a massa capilar perdida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário