sábado, 21 de novembro de 2009

Matéria que foi publicada no jornal da comunidade

Alise sem danificar os fios


Ainda em ascensão no Brasil, as escovas progressivas sem formol estão revolucionando o mercado. Aprovadas por estrelas como Angelina Jolie, as novas formas de alisar os cabelos fazem a diferença sem prejudicar a saúde

Tamanho da Fonte Redação Comunidade VIP
“A intenção é modelar e reduzir o volume dos cabelos”Foto: Mary LealRicardo Melo Rodrigues, da Lord Perfumaria, finaliza o alisamento com a escova london: “A intenção é modelar e reduzir o volume dos cabelos”
Utilizado normalmente como desinfetante, antisséptico e pesticida, o formol continua sendo procurado por muita gente como um meio de alisar os cabelos, apesar da proibição e alertas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os vários relatos de graves prejuízos não só aos fios, como também à saúde. Também nomeado de formaldeído, formalina ou aldeído fórmico, o formol tem uso permitido na legislação de cosméticos da Anvisa apenas para conservar produtos e como agente endurecedor de unhas.


A comercialização do formol em estabelecimentos como drogarias, farmácias, supermercados, empórios, lojas de conveniências e drugstores é proibida desde 17 de junho de 2009. A decisão tem como objetivo restringir o acesso da população ao produto, reprimindo o desvio de uso do formol como alisante capilar.


Segundo a Anvisa, as notificações de danos acarretados pela utilização de produtos para alisamento capilar triplicaram no 1º semestre de 2009 em comparação a todo o ano de 2008. E existe ainda a suspeita de que, em grande parte dos casos constatados, houve o uso indevido do formol como substância alisante.


Uma das novidades que promete fazer as mulheres esquecerem das escovas progressivas com aldeído fórmico é a escova london ou inglesa, desenvolvida na Inglaterra. Recém-chegada ao Brasil e aprovada pela vigilância sanitária, o produto tem sua base concentrada em albumina, aminoácidos e queratina.

. A escova é um tratamento semi-definitivo de relaxamento para os cabelos e pode ser dosada até o ponto desejado pelo cliente, de modo a evitar o aspecto “chapado”. “A intenção é modelar, disciplinar e dar uma reduzida no volume”, explica o cabeleireiro da Lord, Ricardo Melo Rodrigues.


Outra grande vantagem do produto é o fato de proporcionar uma aparência mais natural. Capaz de reconstruir o interior da fibra capilar, a escova utiliza o potencial da albumina, que hidrata e fornece o alisamento sem deixar os fios com aspecto artificial.


Trata-se de uma opção eficaz e sem contraindicações, podendo ser aplicada após qualquer tipo de química. A cabeleireira e proprietária do Exclusive Salon, Nina Lourenço, afirma que a novidade é uma ótima maneira de hidratar sem prejudicar a saúde capilar. “A london é compatível com todos os tipos de cabelo”, garante.


Capaz de durar até seis meses depois da aplicação, a escova não pede o mesmo protocolo das progressivas convencionais. “O primeiro passo é lavar o cabelo com xampu antirresíduo, retirar 50% da água, aplicar o composto de albumina, aminoácido e queratina, passar a chapinha e deixar esfriar por uma hora. Após esse período, lava-se novamente o cabelo com xampu e espera-se neutralizar por mais 20 minutos”, detalha Nina. Por último, ao retirar todos os produtos, aplica-se uma máscara, escova-se o cabelo e o processo é finalizado com a chapinha.


O efeito é de uma escova bem feita, porém adicionada de muito mais brilho. Não é preciso ficar três dias sem prender os fios, suar, colocar atrás das orelhas e fazer outras manobras. “Assim que a cliente sai do salão, ela pode lavar o cabelo e o efeito desejado permanece”, garante Ricardo Melo. “Quanto mais passar a chapinha para selar a cutícula dos cabelos, melhor a fixação do produto”. O tratamento também é capaz de trazer vitalidade aos fios que passaram por outros procedimentos mais agressivos, recuperando a massa capilar e aminoácidos perdidos.’

Nenhum comentário:

Postar um comentário